GMAT (Quantitative + Verbal)

O GMAT (Graduate Management Admission Test) é requerido para o processo de admissão às melhores Business Schools do mundo.
GMAT (Quantitative + Verbal)

O GMAT (Graduate Management Admission Test) é requerido para o processo de admissão às melhores Business Schools do mundo. O teste é oferecido durante o ano todo. Seu objetivo é testar as seguintes habilidades: verbal (Inglês), quantitativa (Matemática), analítica da escrita (1 redação) e raciocínio integrado (análise de textos, tabelas, gráficos, planilhas).
É recomendável ler "the GMAT Handbook (PDF)"

O que é o GMAT?
GMAT significa Graduate Management Admission Test. É um teste padronizado que faz parte do processo de admissão a MBAs internacionais, pois avalia o potencial acadêmico dos candidatos.

Quem oferece o teste e com que freqüência é oferecido?
O GMAT é aplicado pelo Graduate Management Admission Council (GMAC) e é oferecido durante o ano todo (exceto finais de semana e feriados) em test centers específicos espalhados por todo o mundo. O passaporte é a forma de identificação mais recomendada. No Brasil, os centros que aplicam o GMAT também costumam aceitar R.G. ou documento de habilitação (originais e dentro da validade).

Quantas vezes uma pessoa pode fazer o teste?
Você poderá repetir o exame GMAT uma vez a cada 16 dias, mas não mais de cinco vezes em um período de 12 meses e não mais de oito vezes na vida. Na página de agendamento da prova, se você inserir uma data com menos de 16 dias a partir da data da última prova marcada, receberá uma mensagem de erro solicitando que você escolha outra data.

Quanto custa fazer o teste do GMAT?
A taxa de registro para o GMAT é USD 250*. Se você quiser reagendar a data, horário ou local (até uma semana antes da data já marcada), você terá que pagar uma taxa de reagendamento no valor de USD 50*. Se você cancelar o teste no prazo mínimo de sete dias antes da data de seu teste, você será ressarcido em USD 80*.
*Valores mencionados no site www.mba.com até a última atualização dessa página, favor verificar os custos atuais no site www.mba.com

Para quantas escolas posso mandar os resultados do meu GMAT no dia da prova?
Sua nota oficial será enviada para até cinco Escolas que você selecionar no dia do teste.
Você não poderá alterar a seleção uma vez feita, nem selecionar essas cinco Escolas (inclusas no valor do teste) em uma data posterior.
A nota será enviada eletronicamente ou por correio, dependendo das preferências das Escolas. Você poderá pedir para enviar sua nota oficial a tantas Escolas adicionais quanto queira (haverá cobrança por Escola), desde que os resultados não tenham mais de cinco anos.
Para que suas pontuações sejam enviadas para Escolas adicionais, vá para www.mba.com para usar o "adicional Score Reporting Service" e pagar a taxa exigida.

Aqui estão algumas coisas para lembrar:

       • Cada relatório de pontuação incluirá os resultados do GMAT que você aceitou dentro dos últimos cinco anos. Os escores cancelados não serão exibidos.
       • As pontuações impactadas por uma violação de política ou uma violação grave permanecerão no seu Relatório de pontuação.
       • As taxas de relatório de pontuação não são reembolsáveis.
       • Você não pode remover os destinatários depois de enviar seu pedido.
       • Se você comprar um relatório de pontuação adicional dentro de 72 horas após o seu exame, você não poderá cancelar a sua pontuação online.

Se você tiver escores com mais de cinco anos, mas menos de 10 anos, você poderá pedir para enviar esta nota para programas, desde que você não tenha feito outro exame GMAT nos últimos cinco anos.

Por quanto tempo os resultados do GMAT são válidos?
Os resultados são válidos por 5 anos, porém, as escolas preferem considerar os resultados de testes feitos nos 3 últimos anos.

Qual o significado de Computer Adaptive Test (CAT)?
O GMAT é um teste eletrônico durante o qual o nível de dificuldade das questões do teste (e consequentemente o resultado) aumenta ou diminui conforme a questão é respondida de forma correta ou errada. Este processo continua até o computador finalmente se adaptar ao nível de dificuldade que esteja mais de acordo com o desempenho do "test taker".
No CAT, é apresentada (na tela) apenas uma pergunta por vez. Como o computador contabiliza cada questão antes de selecionar a próxima, você não pode pular, voltar, ou alterar suas respostas anteriores.

Qual é a estrutura do teste?
Estão disponíveis três opções de ordem das seções para sua prova:

       • Analytical Writing Assessment, Integrated Reasoning, Quantitative, Verbal
       • Verbal, Quantitative, Integrated Reasoning, Analytical Writing Assessment
       • Quantitative, Verbal, Integrated Reasoning, Analytical Writing Assessment

Order #1

Order #2

Order #3

Analytical Writing Assessment
(1 redação - 30min)

Verbal
(36 questões - 65min)

Quantitative
(31 questões - 62min)

Integrated Reasoning
(12 questões - 30min)

Optional 8-minute Break

Quantitative
(31 questões - 62min)

Quantitative
(31 questões - 62min)

Verbal
(36 questões - 65min)

Optional 8-minute Break

Verbal
(36 questões - 65min)

Integrated Reasoning
(12 questões - 30min)

Integrated Reasoning
(12 questões - 30min)

Analytical Writing Assessment
(1 redação - 30min)

Analytical Writing Assessment
(1 redação - 30min) 

Os "Breaks" não são obrigatórios, você poderá dispensá-los na hora da prova.

Como é calculado o resultado?
O resultado do GMAT depende basicamente de três fatores:

- Número de questões respondidas corretamente
- Nível de dificuldade das questões respondidas
- Número de questões completadas.

As questões do CAT têm peso de acordo com o nível de dificuldade e outras características estatísticas relevantes, não de acordo com suas posições no teste.

Como funciona a pontuação do GMAT?
Teoricamente, cada seção da prova (Quantitative e Verbal) recebe um valor que varia entre 0-60, mas, na prática, esses resultados aparecem de 9 a 51. A combinação dessas notas gerará a nota final do GMAT que poderá variar entre 200 e 800, com variações de 10 em 10.
Os "percentile scores" indicam o desempenho do aluno em relação aos demais alunos que também realizaram o teste.
A redação (AWA) recebe uma nota em uma escala de 0 a 6, com variações de 0.5 em 0.5. Essa nota não compõem a nota do GMAT (200-800), é dada a parte. E só aparecerá na nota "oficial", não aparecerá na nota "não-oficial" que você recebe imediatamente após encerrar a prova.
O Raciocínio Integrado recebe uma nota em uma escala de 1 a 8, com variações de 1 em 1. Essa nota não compõem a nota do GMAT (200-800), é dado a parte. E só aparecerá na nota "oficial", não aparecerá na nota "não-oficial" que você recebe imediatamente após encerrar a prova.

Posso cancelar o resultado do meu GMAT?
Quando você completar seu exame, você verá na tela seus resultados não-oficiais do GMAT (Raciocínio Integrado, Verbal, Quantitativo e Total - note que a pontuação Total não inclui Raciocínio Integrado e AWA). Você terá dois minutos para decidir se cancelará ou aceitará sua pontuação. Se o tempo expirar antes de fazer uma seleção, sua pontuação será automaticamente cancelada. Se você optar por cancelar suas pontuações, você não receberá uma cópia impressa dos resultados não-oficiais no local do testes e não será capaz de acessar seu relatório de pontuação oficial.
Se você aceitar suas pontuações, pegue uma cópia impressa do seu relatório de pontuação não-oficial na recepção de onde você fez check-in para a prova.
Você terá a opção de cancelar sua pontuação aceita até 72 horas após a conclusão da sua prova. Você poderá cancelar sua pontuação entrando no www.mba.com. A opção de cancelar sua pontuação pode levar até 24 horas para aparecer, dependendo do local (cidade / país) da sua prova. Há uma taxa de USD 25* para cancelar os resultados depois que sair do local de prova.
Você poderá recuperar uma nota cancelada anteriormente por uma taxa de USD 50*. Essa recuperação vale apenas para provas realizadas a partir de 01 de janeiro de 2014. Para restabelecer sua pontuação, acesse www.mba.com.

Como faço para me registrar para fazer o GMAT?

Há quatro maneiras de se registrar para fazer o GMAT:

- Telefone
- Fax
- Correio
- Online

Para mais detalhes, acesse o site www.mba.com